MÈTODO
O método de trabalho da nossa instituição se dá pela participação ativa dos alunos e pela experiência de vida de cada um.
Neste processo os conteúdos a serem trabalhados têm a participação do educador e da Coordenação Pedagógica, onde o professor é o mediador da construção desses conhecimentos.
Nossa preocupação é oferecer a criança condições para que a aprendizagem ocorra por meio de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas e outras situações pedagógicas, como trabalhos desenvolvidos em sala de aula de acordo com o tema, que atendam as necessidades e capacidades das crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam as diferentes faixas etárias. Para isso, é necessária uma atuação que propicie o desenvolvimento de capacidades que envolvam as de ordem física, afetiva, cognitiva e social.
Os componentes curriculares da Educação Infantil são: Língua Portuguesa (linguagem oral e escrita); Matemática; Natureza e Sociedade; Artes Visuais; Ensino Religioso (moral e critico); Musicalização; Movimentos (educação física) e Inglês.
Compreendemos, então, que as primeiras trocas que a criança faz no seu convívio social ocorrem na escola, então o professor sabe da responsabilidade de além de esclarecer, orientar, formar e informar as crianças é preciso fazer um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da entidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em atualizações de interação.
É importante observar que o aprendizado se fundamenta na sócio-interacionista, a criança, ao brincar e ao jogar, constrói um espaço de transição entre o mundo interno e externo.
Silvana Maria Beni
Diretora